Identidade negra
IDENTIDADE NEGRA
Este texto tem como objetivo ressaltar á importância da identidade negra e formação de professores e não um olhar sobre o corpo negro e o cabelo crespo. A autora em sua tese de doutorado discute representação e as concepções sobre o corpo negro e o cabelo crespo, construídas dentro e fora do ambiente escolar, a apartir de lembranças e depoimentos de homens e mulheres negras.
Analisando a tese, percebo que a autora se enfoca muito em relação o corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. “Sabendo que o Brasil mascara o racismo, que é uma herança do nosso passado, que ainda é um problema cultural, mas que pouco se fala no nosso dia a dia, ou nos ambientes educacionais.“ O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são assim produtos de uma herança cultural, ou seja, o resultado da operação de uma determinada cultura.” (Laraia, 2001, p.68) Talvez por não ter professores capacitados para tratar de assuntos como a discriminação racial. É de fundamental importância a preparação de professores para lidar com assuntos como o racismo, racismo cultural e outros vários tipos de preconceito. A escola é vista, aqui, como uma instituição em que aprendemos e compartilhamos não só conteúdos e saberes escolares, mas também, valores, crenças e hábitos, assim como preconceitos raciais, de gênero, de classe e de idade. (Gomes, 2003, p.170).
Penso que, não podemos perder a raiz da etnia negra, não se pode falar de identidade negra sem falar sobre a escravidão, sem falar que o negro foi explorado, discriminado. Mas a discriminação, o preconceito, a exclusão do negro ainda esta presente em nossa atualidade como se refere á autora em suas pesquisas feita em escolas. Com esta visão, como pode o negro criar sua identidade? Como ser negro numa sociedade onde a estética negra o cabelo crespo ainda