IDENTIDADE DA SOCIEDADE BRASILEIRA
1- Aponte com base no texto de Roberto da Matta os elementos essenciais que caracterizam a identidade da sociedade brasileira.
Roberto da Matta deixa claro que a identidade da sociedade brasileira é complexa, diversa, cheia de paradoxos, não pode ser condensada numa única e sintetizada definição.
Ele problematiza as questões relacionadas com o que normalmente costumamos classificar como “identidade brasileira”. Questões como o carnaval e o seu jogo de inversão de valores, o assustador espaço do tráfego, - onde o brasileiro se sente mais perdido entre as leis oficiais e o seu habitual “jeitinho” de driblar essas leis, sua relação com o trabalho, as festas da ordem, os modos de navegação social, a dúbia relação com religião oficial católica e o seu contraponto, a religião afro-brasileira ou o candomblé. Ao estudar o carnaval brasileiro e o carnaval norte-americano, Da Matta, descobriu similaridades entre ambos apesar de serem diferentes, pois ambos invertem o jogo social. No caso brasileiro, o carnaval é mero reprodutor das formas universais que comandam o quadro dos conflitos da sociedade brasileira. No carnaval são experimentadas novas avenidas de relacionamento social que cotidianamente jazem adormecidas ou são concebidas como utopias. No carnaval a patroa pode fantasiar-se de empregada e a empregada pode ser uma princesa ou rainha. Brinca-se de trocar os lugares sociais. A reprodução que o carnaval faz do mundo é dialética (com muitos auto-reflexos, circularidades, nichos, dimensões e planos). É precisamente por causa disso que a sociedade pode mudar e é também por isso que o mundo afinal, sempre pode encher-se de esperança.
Da Matta também estudou a relação do brasileiro com a casa e a rua e concluiu que aqui também o brasileiro vive uma dialética comportamental. Na rua, descontrole e massificação, em casa, controle e autoritarismo. Na rua temos o universo hobbesiano, onde todos tendem estar