identidade 02
Identidade Funcional da Vida
Capítulo 2 – O estudo da unidade básica dos organismos 1. (UNICASTELO) A Teoria Celular diz que os seres vivos são semelhantes na sua constituição fundamental, uma vez que são constituídos por células. Essa teoria apoia-se em três premissas fundamentais: as células são as unidades morfológicas e fisiológicas dos seres vivos e se reproduzem. Desta maneira, é correto afirmar que:
a) todos os seres vivos são formados por células que se formam pela divisão de células preexistentes.
b) as células são as unidades básicas da vida e, embora semelhantes quanto à sua forma e à sua função, diferem em relação à reprodução.
c) apesar das diferenças, os seres vivos são formados por unidades básicas que se reproduzem e apresentam semelhanças quanto ao seu número
(possuem mais de uma célula).
d) os seres vivos são formados por células e pelas estruturas que elas produzem; as atividades essenciais que caracterizam a vida ocorrem no interior da célula; e novas células se formam pela divisão de células preexistentes, por meio da divisão celular.
e) as células podem diferir quanto à sua forma, mas realizam as mesmas funções fisiológicas, em qualquer ser vivo, e se originam de células preexistentes.
2. (UNIFOR-CE) A teoria celular, proposta por
Schleiden e Schwann, afirmava que:
a) toda célula provém de célula preexistente.
b) todas as células vivas têm núcleo individualizado.
c) há estreita relação entre forma e função nas células. d) células embrionárias multiplicam-se por mitose.
e) vegetais e animais são constituídos por células.
3. (UFPB) A descoberta dos microscópios de luz
(óptico) e eletrônico permitiu muitos avanços nas diversas áreas da Biologia. Um microscópio de luz pode apresentar um poder de resolução 1200 vezes maior que o do olho humano e o eletrônico, 250 mil vezes. Utilizando-se um microscópio de luz, é correto afirmar que é possível observar os seguintes níveis de organização da vida:
a) Populações, tecidos e átomos.
b)