PESQUISA QUALITATIVA E QUANTITATIVA
A abordagem qualitativa possui as seguintes características: Utiliza método e técnicas conforme o objeto ou sujeito que será estudado. Busca observar o objeto em sua totalidade, se interessando pela realidade social. O pesquisador tem uma interação dinâmica com objeto, podendo fazer uma maior reflexão. Quando é feita uma pesquisa com essa abordagem, os resultados são apresentados através de argumentação. O pesquisador tem a uma liberdade maior, pois essa forma de abordagem aceita que opiniões pessoais do próprio pesquisador possam caracterizar de alguma forma a análise. As pesquisas são realizadas no dia a dia, ou seja, objeto é observado e estudado no cotidiano. Temos aqui um pesquisador que é ativo na pesquisa. O objeto a ser pesquisado vai ter uma partição na pesquisa também.
Já, na abordagem quantitativa temos as seguintes características, que se diferencia da anterior: Utiliza um único método independentemente do objeto que será estudado. Busca observar apenas uma parte do objeto, não interessa a historicidade nem o contexto. O pesquisador não possui uma interação dinâmica com objeto, desta forma ele apenas interpreta os fatos, para chegar a uma conclusão. Quando é feita uma pesquisa com essa abordagem, os resultados são apresentados através de amostragem, como tabelas e porcentagens. Essa abordagem de pesquisa não aceita ou nega, que alguma opinião ou visão pessoal do pesquisador apresente alguma característica na pesquisa. As pesquisas são realizadas em laboratório, assim, primeiramente é buscado e colhido as informações sobre objeto, porem os estudos da informação é feito em laboratório. Teremos aqui um pesquisador passivo.
Referências Bibliográficas
GÜNTHER, Harmut. Pesquisa Qualitativa Versus Pesquisa Quantitativa: Esta é a Questão? In: Psicologia: Teoria e Pesquisa, V. 22, nº 2, maio-ago 2006, P.201-210.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO-UNEMAT
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PONTES