Ideias Politicas - Aristoteles
LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA
Diego José da Silva
Williane Sabrina Silva
ARISTÓTELES E A POLÍTICA
Palmares
2015
Diego José da Silva
Williane Sabrina Silva
ARISTÓTELES E A POLÍTICA
Palmares
2015
Aristóteles e a Política
1. Explique o caráter “Axiológico” presente no pensamento de Aristóteles.
O valor do caráter Axiológico de Aristóteles concentra-se particularmente nos valores morais, aquilo que é digno para o homem, pois o homem grego para Aristóteles tinha que estabelecer como uma virtude na vida a sua dignidade que para ele, ser justo é agir de acordo com o mérito de quem vive na cidade, buscando viver melhor, assim o homem feliz vive bem e se conduz bem, pois praticamente definiu a felicidade como uma forma de viver bem e conduzir-se bem. Definindo como viver uma vida Virtuosa por excelência.
2. Explique qual a diferença entre “Política” e a Democracia (Corrompida) na concepção de Aristóteles.
Política para Aristóteles é a possibilidade de civilizar, de abrandar os costumes do Estado através das instituições, da cultura. Aristóteles diz que política é a arte de bem governar. Era uma visão totalmente ética da política, já a Democracia corrompida é o governo das massas, expostas aos descontroles e conflitos sociais e transformadas em turbas enfurecidas, sujeitas às vulnerabilidades das outras formas degeneradas que se inseririam como alternativas. Portanto a Politica consiste na relação entre desejo e razão e a Democracia é sujeita a possuir bens causando muitas vezes conflitos.
3. Explique por que na visão de Aristóteles tanto a Democracia como a Oligarquia são tipos de governos inadequados.
Aristóteles Considerava-a a Democracia (governo da multidão) como regime instável, exposto à degeneração ou à corrupção e, por essas razões, difícil de manter. Já a Oligarquia (riquezas e patrimônios) o poder da minoria, mas não é digno, e os ricos, a Oligarquia agrava as