Política na grécia antiga - platão e aristóteles
POLÍTICA NA GRÉCIA CLÁSSICA
TEMA 2
PLATÃO
TEMA 3
ARISTÓTELES
Bibliografia:
CHAUI, Marilena. Convite à filosofia, São Paulo: Editora Ática, 2000
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando – Introdução à Filosofia, São Paulo: Editora Moderna, 1993.
OLIVEIRA, Clara Maria Brum. TROTTA, Wellington, A Dimensão Política segundo Platão e a Crítica de Aristóteles http://www.achegas.net/numero/32/clara_e_trotta_32.pdf (Google Acadêmico)
Tema 1: Política na Grécia Clássica
O Nascimento da Pólis e a Política
Segundo Jean-Pierre Vernant, helenista e pensador francês, o nascimento da polis (séculos VIII e VII a.C.) é um marco na história do homem. Pólis é o que chamamos, ao estudarmos a Grécia Antiga, de Cidades-Estado. Os moradores das Polis eram os “politikos” (cidadãos), aqueles que exercem a civilidade.
Os problemas de interesse comum dentro da pólis eram debatidos na ágora. Ágora é onde o cidadão grego convivia com o outro, onde ocorriam as discussões políticas e os tribunais populares. Era o espaço da cidadania.
Na pólis, foi separado o domínio público do privado e os privilegiados por origem familiar ou fortuna adquirida deixam de ter uma voz mais alta dentro da sociedade. Agora, todos são cidadãos com mesmos direitos e representantes dos interesses da cidade.
A partir dessa nova noção de justiça que torna a pólis uma sociedade política, a palavra dos Deuses gregos dá lugar à palavra humana. A autonomia agora vem do conflito de idéias, de discussão, de argumentação. O que antes era considerado sagrado, passa a ser objeto de discussão dentro da pólis.
Este novo modelo social teve grande importância para a educação grega, já que para ter suas idéias e opiniões aceitas nas assembléias, o cidadão precisava saber se expressar muito bem e deveria ter um grande poder de persuasão. Assim, o modelo de educação das famílias aristocráticas que eram baseados na formação de heróis com