Discriminação
GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
Cidade Campos Novos
Ano 2012
nome da aluna:
SILVANA APARECIDA FAGUNDES ZUCCHETTI
título do trabalho:
Produção textual interdisciplinar individual
Homofobia no ambiente escolar
Trabalho de produção textual interdisciplinar apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de pedagogia.
INTRODUÇÃO
O objetivo desta pesquisa é de darmos nossa contribuição para uma escola mais justa, solidária, livre de preconceito e discriminação. De como a escola trabalha tal assunto e como seus professores se apresentam para trabalhar. Porque a homofobia é o mais difícil tema relacionado á sexualidade. A abordagem desse assunto nas escolas pode até deixar muitos pais receosos, mas é necessário entender que é importante que o respeito ás diferenças esteja presente no currículo, porque a informação é o primeiro passo para a quebra do preconceito.
DESENVOLVIMENTO
A homofobia, entendida como medo, aversão e ódio a homossexuais, tem relação direta com a visão que uma pessoa ou grupo tem sobre a sexualidade. O modo como a sexualidade é entendida determina e condiciona a maneira como se visualiza a diversidade sexual, e mais pontualmente como se percebe os homossexuais, bissexuais, transexuais, transgêneros .
Isso também tem estreita relação com a forma como a sexualidade é entendida socialmente fora da escola. Apesar de o fenômeno da homofobia ser representado no ambiente escolar de maneira singular, o ideário social orienta os comportamentos, inclusive dentro desse espaço. E também a cultura sexual da escola ajuda a definir as vivências e representações sexuais.
O reconhecimento da homofobia como um fenômeno discriminatório a ser enfrentado pelas escolas é recente nas políticas públicas de educação no Brasil, tendo o MEC apoiado cursos de capacitação de professores no tema da diversidade