Sistema de segurança ambiental empresa brasileira de software
Software
Resumo: O presente trabalho procura apontar alguns entraves encontrados em uma empresa que desenvolve software para promover a sua entrada no mercado internacional. Desta forma foi construído um modelo de análise com alguns aspectos empresariais, estruturais e sistêmicos para aferir esses entraves e analisar as condições que a empresa estudada possui para promover as suas exportações. O trabalho perpassa por um histórico do desenvolvimento da Indústria Brasileira de Software, bem como algumas das políticas públicas que incentivaram seu avanço. Também dão suporte teórico ao trabalho aspectos que tangem a competitividade e internacionalização. O trabalho não visa realizar uma discussão intensa para se entender todo o problema e sua complexidade, mas reunirá subsídios que apontam para as oportunidades e entraves no processo de promoção das exportações e inserção no mercado internacional pela Indústria Brasileira de Software, sob a ótica da perspectiva uma empresa exportadora de software.
Palavras-Chave: Empresa de Software
Introdução
O processo de globalização, que não é algo novo, permitiu a ampliação do comércio internacional de tal forma que ajudou vários países a crescerem muito mais rapidamente que teriam crescido caso essa expansão não ocorresse ao longo do tempo. O comércio internacional ajuda o desenvolvimento econômico, principalmente devido ao impulsionamento propiciado pelas exportações, que se tornou peça-chave na política industrial da Ásia, por exemplo. A globalização também permitiu a redução do isolamento entre os países e permitiu acesso mais abrangente ao conhecimento (STIGLITZ, 2002).
Essa abertura aumenta a competição entre as organizações. Para Ferraz e
Coutinho (1995), a competitividade de uma nação é o grau pelo qual ela pode, sob condições livres e justas de mercado, produzir bens e serviços que se submetam satisfatoriamente ao