idealismo
Hegel and Paulo Freire: Critical Pedagogy and Dialectic
Harley Juliano Mantovani1 - Faculdade Católica de Uberlândia
Resumo: Neste texto, apresentamos, em seus elementos introdutórios, uma proposta de aproximação teórica e prática entre Hegel e Paulo Freire. Em nossa análise, concluímos que a recuperação da identidade ontológica humana é mais eficiente e satisfatória quando, para este fim, se unem a Fenomenologia e a Pedagogia.
Palavras-chave: Dialética, Fenomenologia, Hegel, Paulo Freire, Pedagogia.
Abstract: In this text, we presented, in yours general elements, a proposal of the theoretical and practical approach between Hegel and Paulo Freire. In our analysis, we come to the conclusion that the recuperation of the ontological identity human is most efficient and satisfactory when, for this but, join the Phenomenology and the Pedagogy.
Keywords: Dialect, Hegel, Paulo Freire, Pedagogy, Phenomenology.
P
retendemos expor e explorar, neste texto, como as noções de “dialética” e de
“crítica”, ao apresentarem em si mesmas a convergência entre educação e filosofia, constituem, essencialmente, não apenas uma pedagogia específica, mas, apresentam-se, igualmente, como os elementos gerais a partir dos quais podemos pensar uma aproximação, apenas inicial, entre Paulo Freire e Hegel. De toda a problemática envolvida neste tema, salientam-se dois aspectos. Primeiro, destaca-se uma dificuldade teórica, pois, apenas indiretamente e bem à distância, Hegel pode ser lido como um filósofo da educação, uma vez que ele não pensou, em sentido literal e estrito, a educação. Segundo, soa quase anedótico conceber Hegel como um importante referencial teórico para uma pedagogia que se constitui não apenas teoricamente, não apenas conceitualmente e, anti-ideologicamente, na absorção crítico-dialética da realidade como uma das suas dimensões essenciais. O que intensifica ainda mais as dificuldades