Cronograma
Liste todas as matérias que você tem que estudar para o vestibular e separe-a em grupos de dificuldade e afinidade, de acordo com a tabela abaixo. Por exemplo:
- GRUPO A: preza pela prioridade, logo, você deverá inserir todas as matérias com as quais tem dificuldade e, por isso, precisa dar mais atenção.
- GRUPO B: diz respeito a aptidão, ou seja, aquelas matérias com as quais você lida sem grandes problemas.
- GRUPO C: todas as matérias com as quais você tem afinidade e paixão.
Observe que redação, atualidades e leituras obrigatórias entraram no grupo extra, pois são matérias que exigem práticas independente das suas aptidões e preferências, mas que podem ser realizadas em um período diferente do resto das matérias – como veremos adiante.
2. Defina quantas horas diárias você pode dedicar aos estudos.
Depois de separar os seus grupos de matéria de acordo com suas prioridades, chegou a hora de decidir quantas horas você dedicará para cada uma delas. É importante ter em mente que seus estudos devem seguir duas linhas: a de teoria e a de prática. Não adianta ficar se matando de ler por três horas os materiais de Física e não tentar aplicar o que você está absorvendo durante a leitura. Portanto, recomenda-se que você estude cada matéria por aproximadamente 1 hora, faça um intervalo de 10 minutos e dedique os próximos 30 minutos para fazer os exercícios a ela relacionados. Levando em consideração a tabela acima, você deve ter, no mínimo, 5 horas de estudo diárias – já colocando um tempo a mais para um lanchinho, idas ao banheiro etc. O Grupo Extra entra nessa contagem horária de forma diferente: você pode deixar duas horas para a produção da redação – tempo que ainda excede o concedido nos vestibulares – e mais uma hora para ler jornais e revistas para se inteirar dos assuntos de atualidades.
3. Montando o seu cronograma semanal
Com grupos de matérias e carga horária diária planejados, chegou a hora de montar o seu