Cronogramas
Todo trabalho ou projeto que queira apresentar resultados satisfatórios, necessita de um cronograma. Na gestão de projetos, por exemplo, é uma arma poderosíssima, pois agrega uma série de elementos essenciais, como: visões de tempo, custos, materiais e até recursos humanos.
Quando bem elaborado, ele pode organizar as tarefas, relacionando-as com um determinado período de tempo, a fim de se atingir o objetivo final. Mas antes de tudo, deve-se saber como fazer, para depois analisar quais os pontos importantes para a atividade no qual você vai usá-lo.
Para você entender melhor como ele funciona, selecionamos algumas informações importantes sobre o que é e como começar a fazer um cronograma. Confira:
Por que é tão importante fazer um cronograma?
A maior importância de um cronograma está em identificar o chamado “Caminho Crítico” (conjunto de tarefas ligadas a uma ou mais tarefas que não possuem uma margem de atraso). É através dessa técnica que o indivíduo consegue utilizar métodos de controle, com o intuito de aumentar a probabilidade do sucesso de um projeto.
O cronograma é uma ferramenta usada para gerenciar o tempo de um projeto.
Como fazer?
De uma forma projetual simples, um cronograma resume-se a:
Listagem de atividades a serem desenvolvidas;
Estipular um tempo de duração para cada uma delas;
Determinar os Recursos das atividades;
Determinar quais as dependências entre essas atividades;
Definir um calendário para os recursos;
Definir uma data para o início do projeto;
Realizar o nivelamento dos recursos;
Identificar e analisar o “Caminho Crítico”;
Definir uma linha de base;
Dá início ao controle e monitoramento do projeto.
Lembrando, que esses passos são usados apenas em cronogramas direcionados à Gestão de Projetos.
Quando o trabalho é realizado por uma equipe, esse cronograma pode ser mais detalhado. Isso serve para que todos os envolvidos saibam qual o seu dever dentro do projeto.
Se você ainda tem mais