IDEALISMO
Diego Jornada2
Gizele Maria de A. Leite
Katiuscia Rodrigues
Lisie D. Leães
Marcelo de Souza
Idealismoé a doutrina, ou o movimento, que concebe que a ideia é a essência da realidade, isto é, que o real é redutível à ideia.
O Idealismo Alemão começa na década de oitenta do século XVIII e prolonga-se até à metade do século XIX, tendo por representantes Kant, Fichte,Schelling e Hegel.Sistematicamente, o Idealismo Alemão tem seu primeiro momento com o idealismo transcendental de Kant e Fichte; o segundo momento, do idealismoobjetivo, corresponde à Schelling; e, o terceiro, do idealismo absoluto, é atribuído à Hegel.
O propósito do idealismo alemão é a criação de um amplo sistema filosófico, rigorosamente homogêneo e fundamentado na irrefutabilidade de sua especulação lógica, cuja finalidade é encontrar a indivisibilidade do absoluto. Neste sentido, pode-se indicar, em geral, como o elemento característico das grandes doutrinas idealistas, a busca de um sistema unificador da totalidade do real, um pensamento que contenha a própria ideia do ser, o absoluto.
Immanuel Kant
Filósofo alemão, considerado um dos maiores da história e dos mais influentes no ocidente. Nasceu em 1728 e morreu em 1804 com oitenta anos de idade.
Kant veio de família pobre e foi criado no seio da religião protestante. Lecionou geografia e iniciou a carreira universitária ensinando Ciências Naturais. Em 1770, foi nomeado professor catedrático na Universidade de Königsberg.Ele passou toda a sua vida na cidade onde nasceu, em Königsberg, onde levou uma vida metódica e circunspecta.
Kant estabeleceu um sistema filosófico, operando uma resolução entre o racionalismo de Descartes e Leibniz e o empirismo dos filósofos David Hume e John Locke.
Sua obra, Crítica da Razão Pura, visava colocar todas as questões sob análise racional, sem a confusão que os sentidos poderiam causar para uma conclusão mais cuidadosa. Tentou, então, resolver o problema do conhecimento racional e