Idade Psicologia
O que realmente sabemos sobre o cérebro humano? Nos anos 1970 e 1980, quando os autores completaram sua formação, a resposta honesta era "muito pouco". Havia um ditado circulando então: “Estudar o cérebro era como colocar um estetoscópio no lado de fora do Astrodome para aprender as regras do futebol.”
Seu cérebro contém cerca de 100 bilhões de células nervosas formando de um trilhão a talvez um quatrilhão de conexões chamadas sinapses. Essas conexões estão em estado constante e dinâmico de remodelação, em resposta ao mundo ao seu redor. Como uma maravilha da natureza, o cérebro é minúsculo e ainda estupendo.
Todo mundo fica admirado com o cérebro, que já foi apelidado de "o universo de um quilo". E com razão. Seu cérebro não só interpreta a palavra, ele a cria. Tudo o que você vê, ouve, toca, prova e cheira não teria nenhuma destas qualidades sem o cérebro. Tudo que você vivencia hoje, o café da manhã, o amor que sente por sua família, uma ideia brilhante no trabalho, foi especificamente personalizado exclusivamente para você.
Imediatamente enfrentamos uma questão crucial. Se o seu mundo é único e personalizado para você sozinho, quem está por trás da criatividade tão notável, você ou o próprio cérebro? Se a resposta é você, então a porta para maior criatividade está escancarada. Se a resposta é o seu cérebro, então pode haver drásticas limitações físicas do que você é capaz de alcançar.
Talvez os seus genes estejam limitando você, ou memórias tóxicas, ou baixa autoestima. Talvez você fique aquém das expectativas, porque expectativas limitadas tenham contraído a sua consciência, mesmo que você não veja isso acontecendo.
Os fatos do caso abaixo poderiam facilmente conter ambas as histórias, de potencial ilimitado ou limitação física. Em comparação com o passado, a ciência hoje acumula fatos novos com velocidade espantosa. Entramos em uma era de ouro da pesquisa sobre o cérebro.
Novas descobertas surgem a cada mês, mas em