ESTRELAS
Dentro de uma nebulosa, concentraÇOES de gás e poeira formam pequenas nuvens no decorrer de milhões de anos. Cada nuvem que se contrai produz de dezenas a milhares de estrelas, em centenas e milhares de anos a nuvem adquire a forma de um disco, a gravidade atua no centro do disco no que lhe transforma em uma esfera onde o calor chega a temperatura de 2.000 de graus, nesse momento esta formada a proto-estrela. Em 10 milhões de anos mais tarde, o centro torna-se tao quente que consegue suportar a fusão termo nuclear. Essa reação nuclear fornece energia para manter uma estrela viva e se transforma em fonte constante de luz e calor.
Para ter uma vida longa a estrela tem que lutar contra a força da gravidade, a gravidade cria uma estrela e depois quer esmagar a estrela ao meio. O carlos faz com que as partículas da estrela movam-se e colidam, isso prozus pressao que sustenta a estrela contra a gravidade. Uma estrela passa grande parte da sua vida vivendo essa batalha.
Estrelas pequenas frias e vermelhas são conhecidas como anãs vermelhas, são as mais comuns do universo. Do outro lado do espectro estao as estrelas grandes e azuis de sequencia principal.
A massa é o fator que determina a historia de vida de uma estrela, estrelas com maior massa têm vida muito mias curta que as estrelas com menor massa. Quanto mais massa, maior a temperatura, a pressão é maior é a taxa de fusão.
Os cientistas preveem que a 5 bilhões de anos a gravidade vencera o Sol, seu estoque de Hidrôgenio terá se esgotado, a fusão nuclear cessará e a gravidade começara a destriuir a estrela, para sobrivever o Sol precisara de fonte de novas