Idade Média
O povo bizâncio surgiu da divisão do Império romano em ocidente e oriente. Usavam muita seda e tecidos bastante elaborados, que faziam da roupa um diferenciador social . Eles escondiam o corpo com a modelagem ampla das roupas.
Um povo que usavam muitos adornos nos cabelos e nas roupas, que tinha como influência os romanos, os persas e os árabes.
A europa feudal surgiu com o deslocamento do povo para o campo e, com isso, desfez-se o luxo da indumentária bizantina dando então lugar a uma vestimenta mais simples, mas mantinham a despreocupação bizantina com a silhueta, e que refletia a vida campestre.
Na idade média existia o sistema social senhor x empregado..
Com o restabelecimento da economia urbana, surgiu então um novo estilo de vida europeu mais imponente e verticalizado: a Europa Gótica.
A partir do século XII, a roupa “começou” a delinear, marcar mais o corpo. Os homens mostraram essa mudança através do uso de braies com meias cortadas no formato da pernas. E os sapatos tinham um bico pontudo. As mulheres usavam vestidos com abotoamento lateral, mangas grandes na altura do punho e com volume até os pés.
Algumas das características do vestuário feminino eram: o véu, o barbette e o hennin.
Chegando ao finaI da idade média, tem o início do renascimento e, junto com ele, o conceito de burguesia, com a valorização da individualidade e a diferenciação entre sexo e