Idade Média
Período da Idade Média
Marcada por uma série de considerações preconceituosas, a Idade Média compreende o período que parte da queda do Império Romano, até o surgimento do movimento renascentista. Longe de ser a chamada “idade das trevas”, esse período histórico possui uma diversidade que não se encerra no predomínio das concepções religiosas em detrimento da busca pelo conhecimento. É durante o período medieval que se estabelece a complexa fusão de valores culturais romanos e germânicos. Ao mesmo tempo, é nesse período que vemos a formação do Império Bizantino, da expansão dos árabes e o surgimento das primeiras universidades.
Arquitetura da Idade Média
Durante a Baixa Idade Média, os edifícios eram compostos por paredes espessas e maciças que refletiam toda insegurança causada pelas guerras e invasões que ainda tomavam a Europa. As igrejas contavam com uma ornamentação mínima dominada por linhas de sentido horizontal. Além disso, as construções contavam com poucas janelas, geralmente produzidas por arcos semicirculares. Usualmente chamado de românico, esse tipo de construção predominou na Europa até o século XII.
Após esse período, podemos observar que a arquitetura medieval passa a experimentar novas perspectivas, possíveis somente no contexto do renascimento comercial. O chamado estilo gótico começou a ser formulado nas igrejas que viriam a ser estabelecidas nos reaquecidos ou recém-formados centros urbanos europeus. A construção tinha aspecto mais leve com o uso de grandes paredes e janelas cravejadas de vitrais multicoloridos.
A ornamentação e a decoração contavam com um maior número de detalhes que indicavam a presença de novas descobertas arquitetônicas. A envergadura desses novos prédios era bem maior e contava com um número mais elevado de torres na mesma construção. Os detalhes ornamentais observados indicavam claramente uma concepção estética requintada, que não poderia ser imaginada sem os materiais e pedrarias trazidos pelas