idade contemporanea na educação física
Introdução
O período Contemporâneo surgiu após a Revolução Francesa, onde o povo se revoltou com os mandamentos do Rei, influenciados pelas ideias do Iluminismo. A Revolução é considerada como o acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. Aboliu a servidão e os direitos feudais e proclamou os princípios universais de "Liberdade, Igualdade e Fraternidade" (Liberté, Egalité, Fraternité), frase de autoria de Jean-Jacques Rousseau. Para a França, abriu-se em 1789 o longo período de convulsões políticas do século XIX, fazendo-a passar por várias repúblicas, uma ditadura, uma monarquia constitucional e dois impérios.
Neste período acontece também a Revolução Industrial, fazendo com que o povo saísse da área rural para irem trabalhar nas grandes cidades, culminando em um aumento na população das grandes cidades.
Há o surgimento dos métodos ginásticos Europeus: Método Francês, Método Alemão e Método Sueco, todos criados para o fortalecimento muscular e da saúde do povo, para que diminua as doenças e que eles possam trabalhar mais nas indústrias e ligados também ao militarismo.
Em contrapartida, surge o esporte inglês, criado para contradizer os métodos europeus ligados ao militarismo. Foi desenvolvido nas bases pedagógicas, para o entretenimento dos alunos na educação física.
A educação física surgiu no Brasil em 1839 por Dom Pedro II, com bases militares iguais as das escolas europeias.
Século XXI, a educação física em várias áreas, escolar, treinamento de atletas, academias de musculação, treinamento em praças públicas e treinamento em domicílios.
Revolução Francesa
A Revolução Francesa marcou o fim da Idade Moderna e foi um movimento social e político que ocorreu na França em 1789 e derrubou o Antigo Regime, abrindo o caminho para uma sociedade moderna com a criação do Estado democrático. Além disso, acabou influenciando diversos lugares no mundo, com os seus ideais de “Liberdade,