ICTERÍCIA NA GESTAÇÃO - RELATO DE CASO
Jaudince in Pregnancy: Case Report
Alcenor de Carvalho Miranda Filho1; Lívia Cerqueira Mariz1
RESUMO Caracteriza-se icterícia como uma coloração amarelada dos tecidos decorrente do depósito de bilirrubina. Sua concentração total no sangue geralmente é < 1mg/dL, sendo até 30% de bilirrubina direta. O presente trabalho tem como objetivo relatar o caso de uma paciente primigesta de 15 anos com icterícia, náuseas, vômitos e colúria além de avaliar as principais causas de icterícia associadas ou não à gestação e abordagem inicial a um paciente ictérico.
Palavras-Chave: icterícia; gestação; hepatites; colestase; colangite; esteatose
Keywords: jaundice; pregnancy; hepatitis; cholestasis; cholangitis; steatosis
ABSTRACT
Jaundice is characterized as a yellowing of the tissues due to the deposit of bilirubin. Their total concentration in the blood is usually <1mg/dL, with up to 30% of direct bilirubin. This study aims to report the case of a pregnant woman with 15 year old with jaundice, nausea, vomiting and dark urine in addition to assessing the major causes of jaundice associated with pregnancy or not and initial approach to a jaundiced patient.
INTRODUÇÃO A icterícia é uma coloração amarelada dos tecidos (principalmente em pele e mucosas) decorrente do depósito de bilirrubina (hiperbilirrubinemia). A formação da bilirrubina ocorre principalmente no baço e no fígado sendo ela um produto da degradação do heme (proteína que compõe a hemácia). Primeiramente, no baço, ocorre a formação da bilirrubina indireta (não-conjugada), que circula no sangue ligada à albumina. Do baço a bilirrubina indireta (BI) ligada a albumina é transportada ao fígado, onde será transformada (conjugada) em bilirrubina direta (BD) nos hepatócitos. A BD é transportada para o sistema biliar e, depois, é excretada no duodeno inalterada. É hidrolisada no íleo distal e cólon em BI e metabolizada por bactérias intestinais formando urobilinogênios. De 80% a