SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO NEONATO PORTADOR DE ICTERÍCIA: RELATO DE CASO

5311 palavras 22 páginas
1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS

Aproximadamente metade a dois terços do total dos recém-nascidos têm icterícia visível durante os primeiros dias de vida. Entretanto, todas as crianças nessa fase têm bilirrubina plasmática mais alta que a do normal, fato este já observado no sangue do cordão.
A bilirrubina aumenta durante alguns dias, atinge um ápice e começa a decrescer até que no fim da primeira semana, em recém-nascidos de termo e, um pouco mais tarde, em prematuros, a icterícia clínica desaparece. As variações desse padrão, no entanto, são grandes devido às intervenções de inúmeros fatores (MARCONDES et al, 2003).
A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) configura-se como uma metodologia para organizar e sistematizar o cuidado, com base nos princípios do método científico. Tem como objetivos identificar as situações de saúde-doença e as necessidades de cuidados de enfermagem, bem como subsidiar as intervenções de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, família e comunidade (TREPPEL, 2009).
O presente relato vem ressaltar a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem no ao neonato portador de icterícia.

2 PROBLEMA DE ESTUDO

A SAE foi desenvolvida como método específico para aplicação da abordagem cientifica, ou da solução de problemas na prática. Baseado nisto, não há uma maior dificuldade na prestação do cuidado a um paciente neonato portador de icterícia?

3 OBJETIVOS
3.1 OBJETIVO GERAL

Realizar estudo científico sobre a icterícia neonatal e suas consequências, fundamentando-o, para que possamos estabelecer a sistematização da assistência de enfermagem necessária ao portador desta patologia.

3.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 Realizar o Histórico de enfermagem através da coleta de dados e exame físico;
 Identificar as características definidoras;
 Elaborar o diagnóstico de enfermagem;
 Elaborar as intervenções de

Relacionados