icpom
Matéria-Prima: Pode ser mineral ou vegetal. No caso da Engenharia de Materiais, a matéria prima de maior interesse é a mineral. Tem ocorrência natural nas minas.
Mineral: é todo corpo inorgânico de composição química e de propriedades físicas definidas (ex. estrutura cristalina), encontrado na crosta terrestre.
Mineral de Interesse: É o mineral constituinte do minério, que tem algum interesse econômico e/ou técnico.
Ganga- mineral ou conjunto de minerais não aproveitados de um minerio (impurezas).
Concentrado: nome que o mineral de interesse passa a ter depois que é separado dos demais constituintes do minério. (para separar o MI do ganga é necessário conhecer suas propriedades).
Minério: é toda rocha constituída de um mineral ou agregado de minerais contendo um ou mais minerais valiosos, que podem ser aproveitados economicamente.
Rocha: agregado de minerais (ocorrência mineral) sem MI.
Agregados minerais- conjunto de minerais de uma naturexa quimica singular.
Estruturas cristalinas- olhando microscopicamente vemos arranos atomicos ordenados. Distribuicao que gasta menos energia. Ordenamento é tipico de cada mineral. A estrutura cristalina é unica definindo a identidade do mineral.
Alotropia- possibilidade de ter dois minerais com a mesma formula quimica mas diferentes estruturas ex TiO2 e C
Isomorfismo- possibilidade de ter mais de um metal convivendo na rede cristalina de um mineral. Ex Rubi (Al+3,Cr+3)2O3. Fenomeno fundamental para o processamento quimico.
CLASSIFICAÇÃO DOS MINERAIS
Minerais metalicos: Fonte de algum metal de valor tecnologico via metalurgia extrativa.
Minerais industriais: Podem ser utilizados diretamente. Ex: CaSo4- gesso
CARACTERIZAÇÃO TECNOLOGICA: utilizada para conhecer o que esta acontecendo com o minério descrevendo os minerais presentes, não apenas no inicio, mas ao longo do processo.
Analisando e codificando a porcentagem de MI, ganga e impurezas (valor no mercado depende da