Materiais
Palavras-chaves:
Bola de futebol
Materiais
Tecnologia
Data:10/06/2011
ICPOM
Ana Luisa Teixeira
Joana Freire
Lucas Faia
Pedro Pelizon
Índice
Introdução
A prática de esportes vem cada vez mais sendo incentivada nos dia de hoje. Além de fazer bem para a saúde, o esporte proporciona um bem estar individual e também favorece a socialização.
No entanto, não é de hoje, que os esportes fazem parte da vida das pessoas. Culturas antigas como a egípcia e a chinesa já conheciam alguns tipos de esporte, mas foi na Grécia, onde surgiram os jogos Olímpicos, que o esporte alcançou o seu máximo desenvolvimento.
O futebol, um dos esportes mais conhecidos do mundo, surgiu na China da Antiguidade por volta de 3000 anos atrás. Nessa época o jogo era denominado “tsu-chu”. A bola era de pele de animal recheada de pelo ou penas e era chutada entre estacas de cerca de 10 metros de altura. Já para os romanos, o jogo era chamado “Harpustum” e estes utilizavam uma bola pequena, quase do tamanho de um melão, e dura, principalmente porque era recheada com areia. O jogo acontecia num campo demarcado, com cada jogador em uma posição como hoje, e os times, provavelmente,eram formados de 12 jogadores.
Os japoneses jogavam o “kemari”, uma espécie de futebol jogado com uma bola feita de fibras de bambu enquanto que os gregos praticavam o “epyskiros” no qual uma bola feita de bexiga de boi e recheada de ar e areia era arremessada para as metas localizadas no fundo de cada lado.
A essência do futebol está em seu implemento mais simples – a bola. Esta deve ser um tipo especial de bola com a habilidade de voar quando direcionada pelo jogador e – o mais importante – repicar de forma previsível. Foi, de fato, somente com o desenvolvimento de uma bola que repicava e a pura satisfação em chutá-la de jeitos variados, que fez do futebol o jogo mais popular e de maior sucesso no mundo.
Foi só no início da Idade Média, quando as primeiras