Diamante
DIAMANTE – DUREZA E BELEZA
Esse trabalho teve como fim o estudo do diamante, o mineral com maior dureza do planeta. O estudo passa desde as origens do diamante até os seus processos de obtenção e produção mais conhecidos na atualidade. O estudo do diamante (assim como o de todos os minerais) nos leva a um melhor entendimento das suas características próprias, facilitando a explicação do porquê de esse mineral ser tão único. Desta forma, é necessário conhecer sua composição química, mineralógica, granulométrica e seu grau de liberação. Estas informações são extremamente necessárias no processo de obtenção do material.
Em um momento posterior se faz necessário o estudo das propriedades que conferem a tal elemento um maior destaque dentre todos os outros quando este for usado em alguma aplicação prática.Nesse contexto, este trabalho apresenta o diamante e a razão de ele ter tanto valor dentre todos os outros minerais. Para isso serão abordados assuntos não só referentes a sua aplicação no mundo das joias, mas também seu importante uso como ferramenta industrial.
Palavras Chave: Diamante, Kimberlito, Lapidação, Cristais
ÍNDICE
Contents
LISTA DE FIGURAS
LISTA DE GRÁFICOS
1. INTRODUÇÃO
Dentre todas as pedras preciosas, certamente o diamante é o "rei". Um diamante polido, engastado num anel ou colar, ou até numa coroa real, é uma joia belíssima. Como se isso não bastasse, o diamante ainda tem grande utilidade tecnológica e industrial.
Seu nome é derivado de uma palavra grega que significa "inconquistável” e, ironicamente, conquistou todos que sabem da sua existência. Chega a ser incrível como uma “simples” pedra virou símbolo de status social e luxo, devido ao seu alto valor e, portanto, exclusividade.
É evidente que não se trata de algo tão simples assim. A simplicidade descrita anteriormente se limita exclusivamente ao objeto em si, mas quando se pensa em