Diamantes
Origem do nome grega: “ADAMAS”= INVENCÍVEL, INDOMÁVEL. Sua origem na Terra possui em torno de 3,3 bilhões de anos.
É uma “gema” criada pela natureza. Apreciada pela incrível beleza!
É um mineral de CARBONO PURO em sua forma cristalina, dura e transparente. É omaterial natural mais duro conhecido na natureza, não pode ser riscado por nenhum outro mineral, exceto por ele próprio. Lapidado e polido, com o próprio pó da pedra. Um diamante lapida outro diamante.
Muito compacto, possui alta densidade.Sua dureza é 10, grau máximo na “Escala Mohrs”.
Apresenta um brilho característico (adamantino) e um índice de refração m,uito elevado(2,42) e uma forte capacidade de dispersão da luz.
Seu inigualável brilho que distingue dos demais cristais é sem dúvida a capacidade de decompor a luz branca nas cores do arco íris. Se tornando uma raridade, eles são para sempre. NUNCA SE IGUALA AO OUTRO.
O uso dos Diamantes na Indústria.
Dos diamantes extraídos hoje em dia na natureza, 80% são utilizados na indústria, desses 20% vão para joalheria e somente 5% tem mais de 1 quilate(ct). É necessário remover em média, 250 toneladas de minério para se encontrar 1 quilate(ct) de diamante de boa qualidade. Desde a antiguidade é usado como ferramenta de corte e perfuração, o que se estende até hoje, a indústria usa para perfurações, brocas, escavações,etc...
Como eles se formam???
São formados sob enorme pressão e temperatura, aproximadamente a 160 km da superfície em rochas chamada Peridotitos, Lherzolitos e Wehrlitos. Nessa região do manto, a temperatura é de aproximadamente 1050 C°.
Os diamantes formados no manto são estocados em uma zona de estabilidade de diamantes. Erupções vulcânicas muito profundas levam os diamantes à superfície da Terra. Esse tipo de evento é muito raro, sendo que nenhuma erupção desse tipo foi observada, desde que a ciência se tornou capaz de detectá-las. À medida que a mistura de magma, minerais e fragmentos de rocha se aproximam da superfície,