Ibérica
2. Mattoso
a) Cisma do Ocidente: Ruptura da cristandade em duas obediências – conveniência. * Conformação das monarquias como um poder mais central e fortalecimento da nação: imposição da autoridade monárquica sobre o clero. * 1427: concordata com “normas e limites às ambições clericais”.
b) Acordos políticos e alianças entre reinos eram necessários para apoio, diferentemente da época feudal (Tratado de Windsor). * Diplomacia papal. * Casamentos políticos e trocas de embaixadas.
c) 1ª fase do reinado: conformação de uma identidade nacional, que se opõe à Castela. * Imposição da autoridade monárquica sobre o clero (concordata), a nobreza (obrigações e definição de fronteiras jurisdicionais) e os concelhos. * Organização de mecanismos de dominação, reformas administrativas no sentido de regularizar: processo de conformação do que será o aparelho Estatal. * Guerra: justificava a “aplicação de mecanismos administrativos que vinham de trás”, que iam se normatizando e ajudaram no processo de centralização do poder. * Lei Mental: impede a divisão do reino.
3. Wallerstein * Período de conformação de um capitalismo que iria se consolidar com a Revolução Industrial. * Estruturas pré-capitalistas, economia mercantil (plano da economia-mundo). * Regimes políticos fortes e monarquias absolutistas (estatismo) fincadas na ideologia do antigo regime, resquícios