Ibitinga sob um olhar diferente
“Ibitinga: sob um olhar diferente”,
O Acervo Patrimonial e o resgate da nossa memória arquitetônica na valorização da nossa cultura no processo de formação do futuro cidadão.
1º Ano de Pedagogia – 2013
Disciplina: Ética , Estética e Ludicidade da Educação Básica Profª Áurea Aparecida Galli
JUSTIFICATIVA
Com o intuito de mostrar a influência das civilizações antigas nas construções arquitetônicas, pinturas e esculturas nos dias atuais, os alunos do 1º ano do curso de Pedagogia da FACEP/UNIESP foram a campo fotografar e desta forma registrar e documentar diversos exemplos de edifícios, da casa mais simples às construções glamorosas, na cidade de Ibitinga; cidade que possui um acervo patrimonial arquitetônico muito rico. Esse patrimônio material é uma amostra da pluralidade étnica, cultural e histórica que caracteriza a formação da cidade e da nossa região. O Patrimônio Cultural é o registro da herança arquitetônica e urbanística legada pelos diferentes povos e culturas que aqui se estabeleceram. Através desse conjunto de edificações urbanas é possível revisitar o passado e resgatar parte de nossa história, levando a criança e o adolescente a compreender o presente através da pluralidade visual arquitetônica, transformando-se num adulto ético e consciente de suas funções como cidadão responsável, comprometido em preservar o acervo material e imaterial existente, criando e estimulando ações que conscientize a população sobre a importância do nosso patrimônio históricocultural e da sua preservação.
Palavras-Chaves: Educação Patrimonial, Educação da sensibilidade, Patrimônio-Cultural, Cultura, Artes Visuais, Arquitetura.
INTRODUÇÃO
Este projeto tem por objetivo conscientizar os professores da importância de proporcionar aos seus alunos um conhecimento estético/artístico/cultural, neste sentido enriquecer o seu universo visual, desenvolvendo desta forma, no educando, um olhar diferenciado da cidade onde vive, favorecendo