MOTORES
WEG
Departamento de P&D do Produto – Motores – WEG Equipamentos Elétricos S.A.
INTRODUÇÃO
O uso de motores elétricos com inversores de freqüência tem aumentado expressivamente nos últimos anos. As principais razões em optar por um conjunto motor e inversor de freqüência, ao invés de um motor com velocidade fixa, são: ajuste de velocidade, economia de energia, controle de posição e partida suave.
Motores de diversas tecnologias podem ser acionados por inversores de freqüência, como: indução CA, síncrono, síncrono de ímãs permanentes, de relutância chaveado, etc.
As aplicações com motor e inversor são amplas e variadas, entre as quais podem ser citadas: lavadoras de roupa, bombas, ventiladores, compressores, sopradores, máquinas ferramentas, elevadores, servoacionamentos, equipamentos de refrigeração, condicionadores de ar, aplicações automotivas, esteiras e muitas outras.
Seguindo as tendências de mercado, o uso de motores síncronos de ímãs permanentes se encontra em ampla expansão, também na indústria, pois o motor possui alto rendimento, baixo volume e peso, torque suave, baixo nível de vibração e ruído, ampla faixa de rotação com torque constante e, com o advento, a partir dos anos 80, dos ímãs de Neodímio Ferro Boro
(NdFeB), de elevada energia, houve um aumento do número de aplicações, onde se utiliza esta tecnologia.
ÍMÃ PERMANENTE
Para motores elétricos de alta performance é de grande interesse que os ímãs permanentes apresentem um elevado campo coercitivo ou coercividade (Hc) e elevada indução remanente ou remanência (Br). Um elevado Hc impede que o ímã seja facilmente desmagnetizado e um alto valor de Br resulta em um fluxo magnético elevado. A Figura 1 apresenta a curva típica de desmagnetização de um ímã qualquer. O ímã de Neodímio-Ferro-Boro (NdFeB) possui remanência e coercividade elevadas quando comparado ao ímã de ferrite (cerâmico), resultando em uma