Diagnostico Ambiental 2 Debora
A sustentabilidade ambiental é de fundamental importância em todas as áreas inclusive no turismo, muito se discute como se pode minimizar os impactos negativos que causados pela atividade turísticas como a degradação do meio. Ao se realizar uma analise e estudo da área a se tornar o produto turísticos é possível traçar um planejamento que seja culturalmente, socialmente e ambientalmente sustentável. Este estudo visa analisar e entender a fauna ainda restante em na cidade de São Paulo, restringindo a área de estudo aos bairros da Vila Madalena e Pinheiros.
1. Referencial teórico
Sustentabilidade é o ato de utilizar de todo o potencial de produção e, no entanto se pensar no bem- estar humano e do meio ambiente, levando em consideração o tempo atual e o das futuras gerações.
No relatório de Brundtland de 1987, se delimita a sustentabilidade em suprir as necessidades da geração presente sem a afetar a gerações futuras de suprir as suas nos aspectos sociais, ambientais, econômicos, ambientais e culturais. Em todos os empreendimentos que deseje ser sustentável inclusive na área do turismo é necessário ser socialmente justo, culturalmente aceito, economicamente viável e ecologicamente correto.
Existem algumas ações que podem ser relacionadas com sustentabilidade entre elas: A exploração dos recursos ambientais com uso controlado que garanta o replantio; Preservação das áreas verdes; Incentivo a produção e consumo de alimentos orgânicos; Exploração dos recursos minerais de forma racionalizada e planejada; Uso de fontes de energias limpas e renováveis; Atitudes pessoais a empresariais pensando na reciclagem; Desenvolvimento da gestão sustentável nas empresas e por último o consumo controlado de água.
As adoções de ações sustentáveis podem garantir a médio e em longo prazo um lugar com condições para desenvolver diversas formas de vida, garantindo os recursos naturais como florestas, matas, rios, lagos e oceanos. No Brasil estão