estatua do adolecente.
LORENA PELEGRINELI CASSIOLATO
Referência: Resenha do livro Rodrigues, Alberto Tosi. Sociologia da Educação.
I-OBRA
RODRIGUES, Alberto Tosi. Sociologia da Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011,6. ed., I.reimp. 8.000 exemplares. 130 p. 14x21cm. R$ 20,00.
II- CREDENCIAMENTO DA AUTORIA
Alberto Tosi Rodrigues nasceu em Ibitinga, Estado de S. Paulo. Formou-se em Ciências Sociais na UNESP de Araraquara e fez seu mestrado e doutorado em Ciência Política na UNICAMP. Trabalhou como professor na Universidade Federal do Espírito Santo.
Mas Alberto nunca foi, de fato, um cientista político. Ele foi, sim, um filósofo político. Escreveu e falou como quem queria não só "analisar a realidade social" ou "interpretar a realidade social", mas como quem pensava na transformação do nosso Planeta. Alberto vivia não de utopia, mas de ilusão mesmo. Nisso, nos irmanávamos.
Publicou livros e artigos. Três livros dele que precisam ser lidos: Brasil, de Fernando a Fernando (Editora Unijuí), Diretas Já! (Editora Fundação Perseu Abramo) e Sociologia da Educação (Editora DPA).
III- CONCLUSÕES DA AUTORIA
Neste livro foram abordadas as concepções de alguns sociólogos clássicos e contemporâneos a respeito da educação, onde podemos perceber que suas ideias têm muito a nos contribuir, pois Durkheim já fala de uma anomia social, em que a globalização tem trazido à tona uma crise dos valores morais, por uma invasão de espaço anteriormente solidários. E por isso estes sociólogo tem nos proporcionado a ver as ações como coisas, sendo o investigador isento de influencias.
Contudo nesse mundo de pós-modernidade, muitas ideologias são impostas aos indivíduos, onde as tecnologias disseminam as culturas pelo mundo.
Temos essa pedagogia do cultivo e a pedagogia do treinamento que não são suficientes para integrar o ser humano, portanto é preciso educar o homem por completo, tendo uma justa medida entre a especialização e a formação integral.
IV- DIGESTO
Alberto Tosi neste livro