avaliação nutriconal
AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE ADOLESCENTES E CONSUMO ALIMENTAR
CURTIBA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
AVALIAÇÃO ANTROPOMÉTRICA DE ADOLESCENTES E CONSUMO ALIMENTAR
Trabalho apresentado à disciplina de Avaliação
Nutricional do curso de Nutrição da Universidade
Federal do Paraná.
Profª.
CURTIBA
RESUMO
O estudo do consumo alimentar de indivíduos ou de populações oferece a oportunidade de se conhecer seus hábitos alimentares, sendo útil na identificação de pontos negativos ou positivos que possam comprometer sua qualidade de vida. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade da dieta ingerida por alunos do ensino médio profissionalizante de Araucária e estabelecer os índices antropométricos – peso/altura (P/A), peso/idade (P/I), altura/idade (A/I) e IMC/idade (IMC/I) –, possibilitando assim a avaliação e interpretação do estado nutricional pelos resultados. Assim, o objetivo desse trabalho foi avaliar a qualidade da dieta ingerida por alunos entre 15 e 18 anos do ensino médio profissionalizante de Araucária e estabelecidos os índices antropométricos
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
A obesidade, talvez seja a enfermidade mais antiga que se conhece. Pinturas e estátuas em pedras já apresentavam mulheres obesas. As mesmas já foram encontradas em múmias egípcias, pinturas, porcelanas chinesas da era pré-cristianismo, esculturas gregas e romanas e em vasos dos Maias e Incas nas América (REPETTO, 1998).
O excesso de gordura é um dos maiores problemas de saúde em muitos países, principalmente os industrializados. A obesidade é um problema de abrangência mundial pela Organização Mundial da Saúde pelo fato de atingir um elevado número de pessoas e predispõe o organismo a vários tipos de doenças e a morte prematura. s (NAHÁS, 2001).
Sua prevalência cresceu