Iatrogenia
Em farmacologia, iatrogenia refere-se a doenças ou alterações patológicas criadas por efeitos colaterais dos medicamentos. Geralmente a palavra é usada para se referir às consequências de ações danosas dos médicos, mas também pode ser resultado das ações de outros profissionais, como psicólogos, terapeutas, enfermeiros, dentistas, etc.
IATROGENIA NO CUIDADO DA ENFERMAGEM: IMPLICAÇÕES ÉTICAS E PENAIS
Elaine Antunes Cortez, Ilda Cecília Moreira da Silva, Thiago Gomes do Carmo, Francine Cardoso, Cristiana Marçal, Rosângela Grangeiro
Resumo
A iatrogenia assume uma estreita relação com situações de imperícia, imprudência ou negligência. Desta forma, surgiu a necessidade de levar os profissionais de enfermagem à reflexão, já que o tema é pouco discutido e divulgado. O problema é: qual a relação entre as iatrogenias cometidas com a responsabilidade ética/penal dos profissionais de enfermagem? Objetivo: identificar as iatrogenias mais frequentes que são acometidas pelos profissionais de enfermagem, e relacionar com as devidas implicações ético-penais imputas aos profissionais de enfermagem. O estudo tem natureza descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa e bibliográfica realizada na Biblioteca Virtual de Saúde. As categorias emergentes foram: tipos e causas das iatrogenias cometidas pelos profissionais de enfermagem e a responsabilidade do enfermeiro na prevenção das iatrogenias. Resultado: verificamos que o tipo de iatrogenia mais recorrente é a de administração de medicamento, tendo como causas: a delegação de cuidado, o não aperfeiçoamento e o cuidado realizado de forma mecânica. Concluímos que não podemos vencer a iatrogenia, mas sim preveni-la, conhecendo suas incidências e suas conseqüências. Descritores: ética, iatrogenia, enfermagem.