experimento
“DETERMINAR AS DIFERENÇAS ENTRE AS OSCILAÇÕES DE DIFERENTES PÊNDULOS"
10 de outubro de 2012.
RESUMO
Este relatório tem como objetivo apreender e entender como realizar um experimento científico e determinar a incerteza das varias medidas obtidas, foram aplicados os conceitos básicos de física experimental, como as expressões do valor de uma grandeza física, estimativas do valor do mensurando e a teoria de erros e medidas.
O presente experimento consiste em determinar o período de oscilação médio de cinco pêndulos diferentes e calcular a incerteza do experimento realizado em sala de aula, apresentando uma abordagem teórica e pratica para os cálculos destas grandezas poderemos determinar a relação entre o comprimento dos pêndulos com o tempo de sua oscilação.
Para chegar a um dado mais próximo do real foram realizadas trinta aferições de cada pêndulo, foram estudados e atribuídos a eles um desvio padrão, possibilitando expressar a incerteza média dos valores experimentais.
1. INTRODUÇÃO
Sol, água, areia, pêndulo, quartzo e césio, são os principais meios de que o homem já utilizou para a contagem do tempo.
O mais antigo instrumento para medir a duração do dia foi o relógio solar, como o gnômon egípcio, datado de 3500 a 3000 a.C. Consiste em um mastro vertical ficando sobre uma base. O tempo é marcado de acordo com a sombra projetada pelo mastro em sua base.
A preocupação com a medida do tempo vem sendo tratada por toda a história da humanidade. Os mais diversos interesses contribuíram para isso e evoluções vêm sendo atribuídas a esses acontecimentos, passando pela previsão de épocas de plantio e colheita na agricultura, duração de jornadas, observações astronômicas, etc., chegando dias atuais quando temos nossas vidas cronometradas.
Muitos intervalos de tempo podem ser mensurados por relógio