IATA
Associação Internacional de Transportes Aéreos
Missão
“Representar e servir o setor da aviação”
Fundação
Foi fundada por um grupo de companhias aéreas em Havana, Cuba, em abril de 1945. De 57 membros fundadores, de 31 países, agora representa cerca de 240 companhias aéreas em mais de 115 países. A sede da IATA é em Montreal, Canadá e seu principal escritório executivo é em Genebra, Suíça. Há escritórios regionais em Amã, Bruxelas, Dacar, Londres, Nairobi, Santiago, Cingapura e Washington D.C.. Além disso, há 57 escritórios espalhados no mundo, responsáveis pelo Serviço de Agências, BSPs e CASs, entre eles o do Brasil.
Liderando a indústria aérea
Por quase 70 anos, tem desenvolvido padrões comerciais globais sobre as quais a indústria do transporte aéreo é baseada. Com 84% do tráfego aéreo mundial, os membros da IATA incluem as principais companhias aéreas de passageiros e de carga do mundo. O transporte aéreo internacional é um dos setores mais dinâmicos e de rápida evolução do mundo.
É o principal veículo para a cooperação entre companhias aéreas na promoção de serviços aéreos seguros, confiáveis , e econômicos - para benefício dos consumidores de todo o mundo.
Objetivos
A IATA atende a quatro grupos engajados na operação equilibrada do sistema de transporte aéreo mundial: o público em geral, governos, terceiros como agentes de viagem e carga ou fornecedores de equipamentos e sistemas.
Os principais objetivos: representar e ajudar as companhias aéreas a simplificar processos, aumentar a comodidade dos passageiros, reduzir custos, melhorar a eficiência dos serviços e, principalmente, cuidar da segurança da aviação, além de procurar minimizar o impacto do transporte aéreo no meio ambiente.
O câmbio IATA é a cotação oficial utilizada na emissão de bilhetes aéreos internacionais e o valor é semelhante ao dólar comercial.
Os códigos de três letras que designam os nomes dos aeroportos em todo o mundo foram