IASB CPC
1 IASB - (COMITÊ DE NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE)
1.1 ORIGEM O IASB é o organismo de referência na produção de normas internacionais de contabilidade - as "International Accounting Standards" (IAS) e as "International Financial Reporting Standards" (IFRS).
Fundado em 1973 por nove países - Austrália, Canadá, França, Alemanha, Japão, México, Holanda, Reino Unido e Irlanda - e com sede em Londres, tem atualmente mais de 140 membros (em mais de 100 países) e catorze membros com poder de decisão sobre as normas contabilísticas (responsabilidade exclusiva de estabelecer as NIC).
A forma como o IASB surgiu, se desenvolveu e se transformou ao longo da sua história, fê-lo conquistar o reconhecimento mundial como organismo privado emissor de normas contabilísticas de elevada qualidade.
O processo de aproximação da União Europeia ao IASB está relacionado com essa evolução na harmonização contabilística internacional.
1.2 OBJETIVOS, FILOSOFIA E ETAPAS DO IASB
Os objetivos do IASB centram-se fundamentalmente:
No desenvolvimento, no interesse público, de um conjunto único de normas contabilísticas globais de alta qualidade, compreensíveis e susceptíveis de serem impostas, que exijam informação transparente e comparável nas demonstrações financeiras, para ajudar os participantes nos mercados de capitais e outros utentes a tomarem decisões económicas;
Na promoção do uso e rigorosa aplicação das normas;
Na convergência de normas contabilísticas nacionais e internacionais, com vista à concretização da normalização contabilística.
A sua filosofia de trabalho tem por base