Hábitos saudáveis e prevenção do câncer
Como conseguimos então associar uma vida saudável a prevenção do câncer?
Primeiro temos que compreender que prevenção do câncer é reduzir a possibilidade do aparecimento de qualquer tipo de câncer.
E por incrível que pareça com hábitos saudáveis conseguimos reduzir as possibilidades de seu desenvolvimento.
É claro que existem cânceres que se desenvolvem em certa pessoa através de gerações ou por causas da qual fujam de nosso controle. Mas o que procuro passar para vocês são formas das quais podemos reduzir seu desenvolvimento. E são esses sistemas de prevenção que possui uma grande ligação com hábitos saudáveis.
Exemplos de estratégias de prevenção são:
Evitar contato com substâncias cancerígenas, por exemplo, evitar o contato, sem proteção, com alguns solventes utilizados na indústria, para prevenir câncer de pulmão, boca e garganta e bexiga.
Modificar hábitos de dieta ou de vida que alterem uma predisposição genética a um determinado tipo de câncer, por exemplo, evitar o fumo em qualquer uma de suas formas ou a ingestão de grandes quantidades de bebida alcoólica, para prevenir câncer de pulmão, esôfago e orofaringe.
Evitar uma exposição ambiental que esteja relacionada a uma maior incidência de um determinado tipo de câncer, por exemplo, evitar a exposição ao sol nos horários em que os raios ultravioletas estão mais fortes, como das 10 às 16 horas, para prevenir câncer de pele.
Alterar o efeito de determinada substância sobre um determinado órgão que poderia estar relacionada a um determinado tipo de câncer, por exemplo, o uso de antiestrogênicos, para prevenir câncer de mama.
Tratar lesões pré-malignas, por exemplo, retirar lesões do colo uterino antes que se tornem