MEDIDAS QUE AJUDAM A EVITAR O C NCER ENTRE AS MULHERES
Alimentação saudável protege contra o câncer
Deve ser variada, equilibrada, saborosa, respeitar a cultura e proporcionar prazer e saúde. Frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões são os principais alimentos protetores. Comer esses alimentos diariamente pode evitar o desenvolvimento de câncer. O aleitamento materno é a primeira alimentação saudável. A amamentação exclusiva até os seis meses de vida protege as mães contra o câncer de mama e as crianças contra a obesidade infantil. A partir de então, a criança deve ser amamentada e receber outros alimentos que são saudáveis até os dois anos ou mais.
As mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo ginecológico a cada três anos.
Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado e seguir orientações médicas.
As mulheres com 40 anos ou mais devem se submeter ao exame clínico das mamas anualmente. Aquelas que estiverem entre 50 e 69 anos devem ainda realizar os exames com menos frequência, sendo a mamografia a cada dois anos. Em caso de alterações suspeitas nas mamas, a mulher precisa procurar um médico.
Alguns tipos de vírus, bactérias e parasitas associados a infecções crônicas estão presentes no processo de desenvolvimento do câncer, com destaque para a doença que atingem em alto escala a mulher chamado papilomavírus humano (HPV).
Além de outras estratégias de prevenção, o uso de preservativos pode contribuir na prevenção da infecção pelo HPV, associada ao câncer do colo do útero, pênis, ânus, orofaringe e boca.
FATORES DE RISCO DE NATUREZA AMBIENTAL
HABITOS SEXUAIS
Certas características de comportamento sexual aumentam a chance de exposição aos vírus que são carcinogênicos sexualmente transmissíveis.
A promiscuidade sexual, a falta de higiene, a precocidade do início da vida sexual (antes dos 18 anos de idade), bem como a variedade de parceiros, tanto da mulher como do seu companheiro, estão relacionados a um maior