Educação alimentar: uma proposta para a prevenção do câncer de estômago.
Dentre as doenças crônicas não-transmissíveis destaca-se o câncer, hipertensão e Diabetes mellitus, neste projeto de pesquisa abordaremos os principais fatores de adquirirmos câncer de estômago com suas possíveis prevenções, mostrando como o poder de uma alimentação saudável pode reduzir os números de câncer no país. A alimentação saudável é baseada principalmente em ingestão de frutas, verduras e legumes e diminuição de gorduras que nos fazem mal, como a gordura saturada, podendo nos auxiliar com uma boa atividade física na prevenção de uma neoplasia.
Introdução
O câncer é uma desordem no crescimento celular que pode acometer vários órgãos (CÂMARA, 2006). Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA,2011) o câncer de estômago ou câncer gástrico é uma doença que atinge o tecido do estômago e que em todo o Brasil esta neoplasia é considerada uma grande causa de mortalidade, atingindo grande parte da população, inclusive pessoas acima de 50 anos.
Para que haja uma diminuição nesta incidência precisamos conhecer os alimentos saudáveis e praticar atividade física regularmente (KRAUSE, 2011).
Objetivo
Mostrar que através de uma alimentação saudável, as pessoas podem prevenir o câncer de estômago e viver com mais saúde.
Justificativa e relevância
Por causa da má alimentação verificou-se um aumento da mortalidade da população com câncer gástrico devido a maus hábitos alimentares.
Os benefícios deste projeto para a comunidade é mostrar que através de nossos hábitos podemos encontrar a solução, pois prevenir ainda é o melhor remédio. A prevenção dá-se através das frutas, verduras e legumes que auxiliam na regulação do organismo juntamente com atividade física.
Referencial teórico
O câncer é uma doença crônica degenerativa, onde a um crescimento descontrolado das células alterando o DNA, os fatores podem ser endógenos e ambientais (GUIMARÃES, MOREIRA, 2008).
A incidência de câncer de estômago para os homens é duas vezes maior do que nas