Hábitos para uma vida saudável.
Além de relativo de pessoa para pessoa, o ponto de equilíbrio também pode ir mudando ao longo da vida de um indivíduo. Antes de me tornar vegetariana, achava que me alimentar sem carne era impossível. Depois, achava que cortar o leite e derivados fosse muito difícil. Mas hoje começo a pensar que não é bem assim. Até estou há mais de uma semana sem queijo em casa (inimaginável até pouco tempo!) e ainda não estou morrendo de vontade de ir comprar.
Se você é novo nessa coisa de levar uma vida mais saudável, para saber qual é o seu ponto de equilíbrio, você precisa ir testando. Tente, por exemplo, diminuir a quantidade de sal ao temperar sua comida. Com o tempo, você vai sentir cada vez mais o gosto real dos alimentos e vai se acostumar com o que antes você chamaria de “comida insossa”. Pode apostar que você não vai achar nada ruim. Ou então teste ir para o trabalho de ônibus, de bicicleta ou a pé, dependendo da distância. Apenas teste, uma vez. Depois tente fazer o trajeto de forma diferente uma vez por semana e vá sentindo se dá certo ou não.
Para quem está começando, o radicalismo muitas vezes não costuma funcionar mesmo. Às vezes frustra, às vezes faz você sofrer sem necessidade. É bem provável que o resultado disso seja um trauma e vontade