Ciclo de vida de parasitas
Eurytrema pancreaticum é um parasita trematódeo que afeta principalmente bovinos, ovelhas, cabras e porcos em partes da Ásia, África e América do Sul.
Esporadicamente também afeta o gado.
Não ocorrem em cães e gatos.
Localiza – se nos ductos pancreáticos, ocasionalmente, ele pode ser encontrado nos ductos biliares e duodeno.
Possuem um corpo achatado, falta de segmentação e são relativamente curtos
Morfologia: O parasita (10 ~ 18 ~ 9 x 5 mm de tamanho) é larga, plana e oval para fusiforme. As ventosas são grandes, a ventosa oral é maior que a ventosa ventral. Os ovos (50 x 35 ~ 80 ~ 40 ㎛) são embrionado no útero.
Ciclo de Vida: Possuem um ciclo heteróxeno e são hospedeiros intermediários, com ciclo de vida indireto, age primeiramente em caracóis terrestres como hospedeiro intermediário e gafanhotos como segundo hospedeiro intermediário.
Seus ovos são produzidos em bovinos adultos, saindo nas fezes e infectando os caramujos em meio ambiente e no interior do mesmo se desenvolvem cercarias através de duas gerações de esporocitos, cada esporocisto reproduz-se assexuadamente e dá lugar para a próxima fase de desenvolvimento, o rediae . Cada redia também pode ser dividido e levar para a próxima fase de desenvolvimento, a cercária , palco deixando o caracol. a cercária deixa o caracol e são ingeridos por gafanhotos onde continuam seus desenvolvimentos e se tranformam em metacercárias, que são resistentes ao tempo. Ambos cercárias e metacercárias infectam o gado ou animais de estimação. Uma vez ingerido pelo hospedeiro final desenvolve em adultos e migram para os órgãos favoritos.
Danos : E. Pancreaticum causam danos nas paredes dos canais pancreáticos e do próprio tecido pancreático também podem ser danificados, com os conseqüentes efeitos negativos do processo digestivo hospedeiro.
Normalmente a infecção não apresenta os sintomas clínicos e é geralmente detectada apenas após a morte do animal por necropsia. Infecções