habitos de vida saudavél
Trabalho Realizado: Laura Montenegro
Curso Técnico de Auxiliar de Saúde 2013
Índice
1- Introdução
No âmbito da disciplina de Comunicação, foi pedido por a Docente Liliana Magalhães um trabalho que aborda o seguinte tema: A Comunicação no atendimento presencial em Serviços de Saúde.
2- Irei abordar os seguintes temas ao longo do trabalho:
Características;
Os elementos chave no atendimento presencial (recepção e encaminhamento);
O atendimento presencial como imagem do organismo e da qualidade de serviço;
Momentos críticos no contacto com o utente;
3-Características
Todos os utentes têm direitos e esses direitos são indiscutíveis e inalienáveis. Os mesmos estão garantidos pela Constituição da República Portuguesa.
Quando alguém adoece não perde nem vê diminuídos os seus direitos de cidadania, mas a circunstância de estar doente, por breve prazo ou de forma crónica, atribui maior importância a alguns desses direitos.
O doente tem direito a ser tratado no respeito pela dignidade humana. Os profissionais de saúde, ou seja todos os que prioritariamente prestam cuidados (médicos e enfermeiros), mas também todos os outros (técnicos, auxiliares, administrativos, recepcionistas, seguranças, etc.) que intervêm no complexo sistema de saúde, têm de respeitar a dignidade do doente.
Quando tratamos o doente com respeito, ele será logo acolhido com civilidade, não será tratado por tu, nem pelo primeiro nome ou um número. Não terá longos tempos de espera sem qualquer tipo de informação ou explicação, será respeitada a sua privacidade sem pôr em causa que estamos a lidar com pessoas e não com casos.
Por vezes o doente não tem a informação necessária acerca dos serviços a que deve recorrer, regras, horários, etc. O doente tem direito a ser informado sobre os serviços de saúde existentes, as suas competências e os níveis de cuidado.
O atendimento presencial é todo o acto de