Há Vagas Para Moças de Fino Trato
Lugar: Um Apartamento de Classe média de uma grande cidade.
Nº de Personagem: 3
Genero: Drama
Estrutura: Único ato.
Idéia: Os personagens de Alcione Araújo vivem afastados de qualquer tipo de questionamento acerca das estruturas sociais e políticas que condicionam suas pobres existências.Cada um deles funciona, um tanto lamurienta e covardemente, mas na verdade o melhor que pode, dentro da pequena perspectiva estanque delimitada pelas fronteiras do seu respectivo cotidiano. E, no entanto, as medíocres histórias que compõem esse cotidiano estão mergulhadas, como que sem querer, na História
Circunstancia: Alcione Araujo, repara em cenas do cotidiano para mostrar as pessoas o mundo em que vivemos, ve a uma cena e dela desenvolvia sua historia baseado no que viu.
Suberobjetivo da personagem: Gertrudes quer se aproximar de qualquer maneira a Lúcia.
Obstaculos enfrentados pela personagem: Lucia abusa de Gertrudes se fingindo de louca, e deixando Gertrudes louca. E Madalena te maltratando, ameaçando contar seu segredo.
Genese da Personagem
Sou Gertrudes uma professora de Piano desquitada, de meia-idade, alugo vagas em me espaçoso apartamento de classe média Alta, tenho duas inquilinias, Madalena e Lúcia. Madalena uma mulher que só sabe sair cada dia com um homem e Lúcia que vive a espera de um príncipe encantado. Tive um grande amor Joaquim meu marido, que me abandonou e foi embora, desde então não acredito mais nos homens e muito menos no amor.
Autor: Alcione Araújo (Januária MG 1945 - Belo Horizonte MG 2012). Autor, diretor e professor. Sua obra busca a síntese entre o subjetivo e as circunstâncias, o psicológico e o social.
Formado em engenharia, leciona na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na mesma universidade, interessado em teatro, ingressa no curso de formação de atores. Em Belo Horizonte é encenada sua primeira peça, Há Vagas para Moças de Fino Trato, 1974,
Também a segunda