Humilhação
Humilhação é literalmente o ato de ser tornado humilde, ou diminuído de posição ou prestígio. Todavia, o termo tem muito mais em comum com a emoção da vergonha. A humilhação não é geralmente uma experiência agradável, visto que diminui o ego.
Auto – Humilhação
A humilhação não precisa envolver outra pessoa; ela pode ser um reconhecimento da própria posição de alguém, e pode ser um modo de lançar fora o falso orgulho. Os ascetas têm usado uma variedade de técnicas para se auto-humilhar, incluindo amortificação da carne.
Humilhação: o desrespeito no rebaixamento moral
A proposta do presente trabalho é abordar o tema da humilhação, que é definido como um rebaixamento moral. Trata-se da intenção de tornar inferior, de diminuir. É, portanto, um tema de interesse da moral. Dividimos o artigo em três grandes seções. Na primeira, mencionamos alguns exemplos de humilhação e ressaltamos a importância de se estudar este tema. Na segunda, tratamos de alguns conteúdos teóricos relacionados ao tema em questão, a saber: a noção do respeito, tipos de humilhação quanto à forma e o conteúdo e, por último, as relações do conceito de humilhação com o de vergonha e honra. Na terceira seção, temos o objetivo de apresentar uma revisão da literatura de pesquisas realizadas no Brasil relacionadas ao tema ora proposto. Por fim, a seqüência que finaliza este trabalho versa sobre algumas características que podem ser analisadas nos estudos a respeito da humilhação. De forma preliminar, porém incisiva, evidenciamos a necessidade de novas pesquisas.
Não conheço uma pessoa sequer que não tenha passado por um momento de humilhação em sua vida. Igualmente não conheço uma que não tenha tido uma reação negativa ao fato. Todos nos comportamos de maneira semelhante quando somos agredidos em nosso EGO.
Um dia recebi um e-mail de uma pessoa amiga me perguntando se eu já tinha escrito sobre isso. Respondi que não, mas o episódio não me deixou tranqüilo e fiquei com o tema martelando a