escrituração contabil
SÃO PAULO,
2014
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL, DEMONSTRAÇÕES OBRIGATÓRIAS E A LEI SOCIETÁRIA: UMA EVOLUÇÃO HISTÓRICA
RESUMO: Este artigo apresenta concepções sobre a reforma protestante e a influência do capitalismo, a formação da ciência contábil, a contabilidade no Brasil, a origem obrigacional da escrituração, os objetivos da contabilidade e a utilização e das informações contábeis obrigatórias, os princípios fundamentais da contabilidade, os princípios, métodos e critérios da contabilidade, livros de registros, a responsabilidade do contabilista e a legislação societária
PALAVRAS-CHAVE: Contabilidade, escrituração contábil e legislação societária 1. INTRODUÇÃO A contabilidade é uma das profissões mais antigas e mais requisitadas do mercado de trabalho e como tal, deve estar sempre bem regulamentada para que não ocorram distorções financeiras nas empresas.
O profissional deve seguir as legislações vigentes através das escriturações contábeis e suas demonstrações obrigatórias. O que exatamente são as escriturações contábeis e como elas auxiliam não apenas ao contador, mas à população em geral é o tema deste trabalho.
A história da contabilidade também faz parte de nossa análise, posto que para que o profissional seja bem conectado ao mundo atual, ele deve conhecer seu passado também. Assim, exploraremos a contabilidade desde os primórdios até as suas escolas de pensamento.
O que faz um bom profissional contador é o conhecimento que este possui sobre as regulamentações que sempre estão mudando e para auxiliar nesta tarefa tentaremos elucidar alguns pontos relevantes.
2.0 A História da Contabilidade
2.1 Contabilidade no Mundo Primitivo
A história da contabilidade é tão antiga quanto à história da