Ciencias politicas
- Fontes do discurso político: a filosofia política. A ciência ou o conhecimento empírico da política. O discurso comum sobre a política. - Politica (políticos em gregos) deriva do adjetivo originado de polis: tudo o que se refere à cidade; o que é urbano, civil, político, sociável, social.
- Variedade de usos do termo Político: um comício; movimento sociais; um partido; as ações do governo; o voto de eleitor; discurso de vereador; atividade de uma esfera institucional. Indivíduo que questiona a ordem institucional-preso político; a política da igreja; a política do sindicato; apolítica feminista. - Campo da política e da politicagem.
- Filosofia Política e Ciência Politica
-Ramos da Ciência Politica: Institucional: estrutura do Estado e suas instituições formais tais como os partidos, o processo de decisão eleitoral. Comportamental: instituições informais coo a cultura política. (Que trabalha o comportamento dos grupos e indivíduos que tem ação política)
- Relação com as demais ciências: ciência política e direito constitucional; ciência política e economia; ciência política e história; ciência política filosofia; ciência política e administração; ciência política e comunicação.- Operações da Ciência Politica: Classificações; Determinação de leis (ao menos prováveis, regulares, uniformes) e elaboração de teorias.
- Teoria Política: representa uma esfera de transição entre duas esferas: a do pensamento (filosofia) e a da ação (pratica). A importância da teoria: fundamentação. Teoria e pratica: complementares.
- Dificuldades: o problema da avaliação e da precisão; a subjetividade das ações.- Motivos de desinteresse pela política: