Humilhação social
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PÓLO GRAJAÚ
TUTOR-EDIANE RESPLANDES ARAÚJO
3° PÉRIODO
PSICOLOGIA SOCIAL
GRAJAÚ-MA
MARÇO DE 2012
UNIVERSIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO E DA REGIÃO DO PANTANAL–UNIDERP INTERATIVA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
PÓLO GRAJAÚ
TUTOR-EDIANE RESPLANDES ARAÚJO
3° PÉRIODO
ADÃO FRANCISCO RIOS LIMA. RA: 337484
ADRIANA NOGUEIRA LIMA. RA: 340495
LEONETE NOGUEIRA LIMA. RA: 340509
KATIANE DIAS DA COSTA. RA: 340366
NÁGILA LORENA MARQUES DA SILVA. RA: 340411
Desafio de Aprendizagem do modulo de Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social II, ministrada pelas Prof. ª a distancia Helenrose A. da S. Pedroso Coelho e sob a orientação da tutora presencial Prof.ª Ediane Resplandes Araújo.
GRAJAÚ-MA
MARÇO DE 2012
Humilhação Social: Um problema político em Psicologia
No mundo em que vivemos é muito fácil perceber a grandeza da desigualdade, para todos os lados em que olhamos vemos a pobreza se alastrando em todos os países. O que dizer de uma sociedade em que poucos têm quase tudo e muitos tem quase nada, isso acaba afetando e muito a sociedade de baixa renda, pois como se portar diante de uma situação em que para sobreviver com pouco tem que se submeter a todos os tipos de humilhação. Esse tipo de situação acontece principalmente nos bairros pobres de grandes cidades, onde pessoas de pequenas cidades migram à procura de trabalho.
O texto fala da vida de pessoas que vicem em grandes cidades, que no campo publico, normas privatizantes ganham o caráter de habito, a consideração da necessidade dos outros deve manter-se abaixo dos esquemas pecuniárias. Como podemos observar os direitos humanos deixam de valer como o resultado de colaboração e tornam-se tarefa do individuo isolado. De agora em diante, salvo iniciativas em contrario o homem valorizará o seu