Hume
CENTRO UNIVERSITÁRIO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA
Avaliação com Consulta
DESCARTES
Considerando o que discutimos nas últimas aulas, os três textos os slides disponíveis na plataforma procure responder os seguintes pontos:
a) O que motivava Descartes? Qual era seu ponto de partida? Quem ele buscava refutar? Por quê? Que estratégia ele adota? Por qual motivo?
Descartes tinha a motivação de provar que os céticos (são aqueles que afirmam que é impossível produzir afirmações indubitáveis sobre o mundo) estavam errados com relação a impossibilidade de conhecer as coisas com certeza. Ele queria provar que o conhecimento é possível e o mesmo tem razão de ser.
Descartes tem como ponto de partida mostrar que a ciência e o conhecimento são possíveis. Ele buscava refutar (mostrar que o outro está errado) os céticos porque acreditava que existia a produção do conhecimento. A estratégia que ele adota é a dúvida metódica (método de filtragem de todas as ideias, eliminando aquelas que não se afigurem como verdadeiras e não sejam dúbias, apenas retendo as ideias que não suscitam qualquer tipo de dúvida), porque ele supõe que exista um motivo que leva duas pessoas a terem conclusões diferentes sobre o mesmo fato. Ele suspeita que esse simples fato da dúvida do conhecimento é porque as pessoas não têm um método por onde guiar sua razão, ou seja uma forma de proceder e chegar ao conhecimento verdadeiro das coisas.
A dúvida metódica é o modo que ele adota para mostrar que os céticos estão errados, ele faz isso se colocando na posição dos próprios céticos. Ele tenta colocar em dúvida as fontes que dizem que as afirmações são verdadeiras ou falsas.
b) Como ele avança sua argumentação? A que ponto ele chega? Qual sua primeira "afirmação indubitável"? Por que motivo ele supõe que ela não possa ser colocada em dúvida?
Descartes avança na sua argumentação partindo da tentativa de encontrar motivos para duvidar