Humberto e a macieira
b)idade recomendada: Apesar de ser uma história simples e fácil de compreender tem por trás uma mensagem que nos fala do ciclo da vida que só é perceptível a idades em que se está já num estado de desenvolvimento psicológico mais avançado por isso adequa-se á idade 8-11 anos
c) Humberto e a Macieira conta-nos a história do velho Humberto que é "apaixonado" pela sua macieira. Passa os dias a observá-la em todo o seu esplendor e em todas as estações, para ele não há alegria maior do que vê-la e de nada mais precisa. Sendo a linda Macieira elogiada por todos. Até que um dia algo de terrível acontece e no meio de uma grande tempestade a Macieira é atingida por um raio que a parte em dois deixando-lhe uma cicatriz do tronco até á raiz o que faz muito sofrer a árvore. Esta já não volta mais a ser o que era e só Humberto a aprecia e continua a ver a sua beleza. Certo dia farto de comentários desagradáveis de outras pessoas sobre a sua árvore Humberto decide comprar outra macieira para plantar ao lado da sua velha amiga e assim vivem felizes. Juntos no Outono sonham com a Primavera que virá.
d) Escolhi esta história pois achei-a muito bonita, as ilustrações têm um papel fundamental e tornam a história ainda mais rica e completa. É um tema pouco abordado e acho que a maneira como retrata o amor do velhote pela árvore estando ela no seu melhor ou no seu pior é inspirador e uma mais-valia para as crianças que lêem esta história e a compreendem. Ensina-nos não só a amar e cuidar quando somos bonitos e apreciados por todos. Fato que por vezes sem encontra pouco presente na mentalidade de algumas crianças e até de alguns adultos. Ajuda-nos a compreender o ciclo da vida e a efemeridade da beleza.
e) Actividade 1: O que te deixa feliz de ver como ao velho Humberto?
O que a mim me deixa feliz de ver e que posso passar horas a fio a