Resenha acadêmica - código de segurança contra incêndio e pânico.
CÓDIGO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO PARA O ESTADO DE PERNAMBUCO – Governo do Estado de Pernambuco – Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco
A obra a seguir trata sobre o CÓDIGO DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO E PÂNICO DO ESTADO DE PERNAMBUCO, tem o seu conteúdo dividido em quatro livros, formando um total de 91 páginas onde são tratados assuntos relacionados ao estudo, análise, planejamento, fiscalização e execução das normas que tratam da segurança das pessoas e de seus bens contra incêndio e pânico em todo o estado.
O Livro Um trás uma linguagem técnica onde os assuntos são abordados em três capítulos. No Livro Dois são apresentadas divisões em cinco títulos gerais, com doze capítulos e vinte e cinco seções. O Livro Três enumera seis títulos gerais, dez capítulos e oito seções. Por fim o Livro Quatro com três títulos gerais e dois capítulos mais sucintos.
A ideia central do Livro Um fala das finalidades, da abrangência e da competência do Corpo de Bombeiros Militar do Estado a respeito das fiscalizações e da execução das normas contra incêndio e pânico no estado de Pernambuco.
O Livro Dois apresenta de forma detalhada os Sistemas de Segurança Contra Incêndio de Pânico, onde mostra os Sistemas de Prevenção e Combate descrevendo as formas corretas de acesso, utilidades e manuseio dos extintores de incêndio. Outro importante instrumento de combate são os Sistemas Fixos Automáticos e Sob Comando, que são os hidrantes de mangueira semirrígida e de chuveiros automáticos. Cada Sistema deste tem sua Legislação de Acessibilidade, de Registro de Recalque e canalização, de localização e de reservatórios de água. Fala também do Sistema de Detecção de Alarme de Incêndio Automático e Sob Comando para identificação rápida ainda na fase inicial. Outro ponto abordado neste Livro são os Sistemas e Dispositivos para a Evacuação de Edificações, Acessos, Escadas de Emergência, Áreas de Descarga e de Refúgio, Portas, Rampas e Elevadores de