Humanização na saúde
PÓS-GRADUAÇÃO: GESTÃO SOCIAL E POLÍTICAS PÚBLICAS
DISCIPLINA: POLÍTICA DE ASSITÊNCIA SOCIAL E SAÚDE
TUTORA: MIZANIRA ARRUDA
ATIVIDADE INTEGRADORA II
ACADÊMICA;
DINÊS PEREIRA FREITAS
ITAITUBA – PARÁ
ABRIL DE 2012
HUMANIZAÇÃO NA SAÚDE
Trabalho á sete anos como técnica em enfermagem e no decorrer desses anos trabalhando dentro do sistema único de saúde e sendo usuária do mesmo adquiri experiência e alguns conhecimentos nesta área. Neste tempo de serviço não participamos de nem um treinamento de relações humanas mais acredito que todos podem absorver lições do dia a dia.
De acordo com minhas conversas com outros profissionais da área a enfermagem deixa muitas vezes a desejar em seus trabalhos quanto a humanização, sobretudo no lado técnico profissional dando atenção mais a parte curativa não vendo o cliente como um todo. Muitos casos já presenciados por mim e outros colegas, como: o cliente mau entra no local de atendimento e já percebe no rosto do funcionário o mal humor,estresse,a preocupação em dar conta da demanda em seu plantão,muitos clientes sentem vontade de desistir, mas não tem outro opção devido as condições financeiras.
Tem médico que chega para atender os pacientes e nem cumprimenta os que esta sua espera tanto na unidade de saúde como hospital e sem contar no decorrer da consulta muitos clientes saem bravos e insatisfeitos com o atendimento prestado. É verdade sim que muitos não vêem o paciente como um todo para ajudar em seus problemas como: orientar com calma, tocar no cliente no momento do seu exame clinico ou dar uma palavra de conforto apenas. Muitos médicos chegam a discutir com o cliente e ainda pensam que são donos da verdade, do conhecimento,não aceitam que o paciente possa se alto avaliar supondo o problema que ele mesmo possa ter. Muitos desses médicos precisão de