HUMANIZAÇÃO DO SERVIÇO PUBLICO
SUMÁRIO
1. Introdução É uma grande satisfação desenvolver este projeto intitulado Humanização no Serviço Público por estarmos vivendo um momento de transformação no sistema de saúde brasileiro que poderá revolucionar conceitos arraigados sobre a importância das relações humanas na promoção de saúde. O termo humanização é a expressão utilizada para falarmos da melhoria da qualidade do atendimento aos usuários de hospitais.
O desenvolvimento técnico-científico trouxe uma série de benefícios indiscutíveis à humanidade, mas em contrapartida, a relação humana ficou esquecida. Um hospital pode ser excelente tecnologicamente e mesmo assim ser desumano no atendimento.
À medida que nos reduzimos a objetos despersonalizados, apegados a padrões de comportamento quase sempre frios, tratando as pessoas como simples objetos de intervenção técnica, sem serem ouvidas em suas angústias, medos e expectativas como se tais informações fossem desnecessárias ou perda de tempo ou se quer as mesmas são comunicadas sobre o seu tratamento, tornamos o atendimento desumanizante.
Neste contexto, o atendimento busca aliar fatores tecnológicos e de relações interpessoais, os serviços buscam a personalização do atendimento, os familiares são vistos como colaboradores no tratamento e o profissional de saúde começam a ser valorizado também pela sua qualidade no relacionamento humano. Tudo isso vem a corroborar para uma relação mais humana entre o profissional e a pessoa hospitalizada integrando a experiência da hospitalização ao ciclo da vida transformando-a em uma oportunidade de desenvolvimento humano para ambos.
A humanização envolve uma discussão complexa e profunda e implica em pensar o que seja uma relação de qualidade no atendimento ao usuário do serviço público