Humanismo
Término:1527 Séculos XV a XVI
Contexto Histórico: >No final do século XV, a Europa passava por grandes mudanças (expansão marítima, desenvolvimento do comércio, surgimento de pequenas indústrias, surgimento dos burgueses, etc.) e todas elas foram agilizadas pelos humanistas. >O Humanismo provocou mudanças na consciência popular e junto com a burguesia (graças à intensificação das atividades marítimas, industriais, agrícolas e comerciais), foram lentas e gradativamente acabando com a estrutura e o espírito medieval , que ainda estava um pouco presente na Europa. >A manifestação da imagem poética, marginalização da arte lírica e o fim do Trovadorismo. A partir do Humanismo, o ambiente se tornou mais propício à crônica e à prosa histórica, ao menos nas primeiras décadas do Renascimento.
Caracteristica: Em resumo, o Humanismo pode ser descrito como uma ideia surgida durante o Renascimento, que coloca o homem como centro de interesse, ou seja, é em torno dele que tudo acontece. Manifestaçoes literarias: 1. A poesia palaciana, compilada em 1516, no Cancioneiro Geral, por Garcia Resende. Era realizada na corte, por nobres e para a nobreza, e destinava-se ao entretenimento nos serões do Paço. Quase sempre frívola, afetada e circunstancial, era recitada nos serões do Paço ou servia a concursos poéticos, galanteios, homenagens e ditos espirituosos. A poesia separa-se da música, ou seja, enquanto no Trovadorismo a poesia se destinava ao canto e dependia do acompanhamento musical, na fase palaciana os poemas passam a ser compostos para a leitura individual ou para a declamação. O termo "trovador" passa a ter conotação pejorativa, designando um artista de recursos poéticos limitados, e surge a figura do poeta, tal qual hoje a concebemos: aquele que escreve para o prazer da leitura ou da recitação.
2. A prosa historiográfica, desenvolvida nas "crônicas de Fernão Lopes, reúnem duas virtudes de seu autor: a visão histórica e as qualidades